O software de gestão hospitalar não só otimiza a gestão através do suporte tecnológico, como também viabiliza a recuperação do posicionamento da instituição no mercado, e muitos decisores já perceberam essa possibilidade real.

Prova disso é um estudo realizado pela International Data Corporation (IDC), mostrando como a América Latina deve investir aproximadamente R$10 bilhões em tecnologias direcionadas ao segmento da saúde até 2022.

No entanto, para assegurar um melhor aproveitamento dos investimentos é fundamental compreender cada elemento da interação entre o software e os processos hospitalares.

Portanto, no conteúdo de hoje você entenderá como o ERP hospitalar é o agente da transformação dos resultados em sua organização. Acompanhe a leitura!

Software de gestão hospitalar: tecnologia ideal para otimizar processos

Primeiramente, é imprescindível entender que o software de gestão hospitalar é composto por diferentes módulos.

Cada um dos módulos é responsável por gerenciar as necessidades específicas dos setores e demandas de um hospital, como financeiro, operacional, assistencial, gerenciamento de estoque, cirúrgico, entre outros.

O intuito, portanto, é garantir comunicação elevada, integração completa, automatização das tarefas e otimização dos processos hospitalares.

Aliás, o ERP certo oferece alta aderência a outras soluções e recursos complementares ao operacional. Um bom exemplo é a aquisição da ferramenta de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

Isso porque nem todo software carrega nativamente esse recurso, obrigando a gestão a buscar uma alternativa. Por exemplo, o software de gestão em saúde SALUX viabiliza um recurso completo de PEP, a fim de padronizar em definitivo essa demanda.

Diante disso, a tecnologia presente no sistema ERP hospitalar gerencia com excelência as etapas do atendimento, das internações, das necessidades cirúrgicas, da gestão de leitos e liberação dos pacientes.

Com isso é formado um fluxo de trabalho uníssono que empodera os gestores com a tomada de decisão certa, e contribui para o serviço de qualidade que o paciente necessita.

O que sua instituição ganha com a implantação do software assertivo?

A realidade de hoje é que grande parte das instituições de saúde já contam com certos recursos tecnológicos. Nos referimos aos sistemas assistenciais e ferramentas voltadas às questões financeiras, por exemplo.

Contudo, o grande desafio está em alinhar a comunicação entre esses sistemas, para maximizar a eficiência estratégica. E é justamente nesse momento que o software hospitalar se mostra o divisor de águas para a alta performance.

Logo, sua implementação traz incontáveis vantagens estratégicas e competitivas ao hospital, podemos citar:

  • Agilidade na aquisição e acesso às informações e em tempo hábil.
  • Otimiza o fluxo de comunicação entre setores, profissionais e demandas.
  • Estimula a produtividade em todas as etapas.
  • Diminui notadamente os gargalos ocasionados por falhas.
  • Flexibiliza o atendimento.
  • Eleva o índice de satisfação dos pacientes.
  • Reduz drasticamente os custos de operação.
  • Evita o desperdício de recursos financeiros e de insumos.
  • Favorece a integração que os setores precisam para estruturar melhor sua atuação.
  • Maximiza a segurança das informações e dados.
  • Abre margem para que a gestão atue de maneira estratégica.

Somado a isso, há geração recorrente de relatórios completos. Como sabemos, os dados são o alicerce para o serviço de qualidade em um hospital.Por conseguinte, o sistema entrega informações reais e padronizadas, diminuindo a chance de erros.

Como o software hospitalar contribui na assistência médica?

O principal motivo por trás da aquisição de tecnologia hospitalar, é garantir o bem-estar e a preservação da qualidade do atendimento aos pacientes, bem como a experiência absorvida no atendimento.

Nesse sentido, o assistencial tem um peso inestimável para tornar essa projeção em uma realidade. Mais uma vez o software toma para si essa responsabilidade, já que engrandece a assistência médica por completo.

Aqui na SALUX, por exemplo, temos a Solução SX Intelligence, que fortalece a gestão estratégica de BackOffice, oferece a personalização de dashboards, impulsiona os processos com cockpits assistenciais e, sobretudo, oportuniza a utilização de cruciais indicadores hospitalares.

Desse modo, a atuação do seu hospital muda completamente, uma vez que os gestores detêm o controle dos aspectos e desafios que cercam seu dia a dia. Entre os principais ganhos, temos:

  • Menor complexidade para gerir o assistencial.
  • Mais facilidade ao realizar pesquisas, melhorando a interoperabilidade.
  • Propicia um atendimento mais humanizado e próximo do paciente.
  • Eleva a competitividade da instituição no mercado.
  • Reduz gastos que podem ser convertidos em novos investimentos.

Seu hospital merece o melhor software de gestão hospitalar

A demanda por atendimento dos últimos meses tem se mostrado um desafio recorrente. Porém, a resiliência para sobrepor as dificuldades pode ser encontrada na aquisição de um software de gestão hospitalar.

E nesse momento é importante analisar cada possibilidade, com o objetivo de identificar a solução com melhor aderência às suas necessidades específicas. Saiba que a SALUX pode ajudar seu hospital a encontrar o software certo.

Entre em contato com a nossa equipe para uma avaliação aprofundada do seu processo hospitalar atual. Temos a certeza de encontrar o equilíbrio necessário para garantir os resultados que almeja!

Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas, 380 | Bela Vista | Porto Alegre - RS - (51) 3021-0055 - 90470-130
Infraestrutura Plantão 24 Horas
51 99239-6976
Suporte
51 99767-7602
Receber novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.