Uma acreditação hospitalar é a prova de que a instituição de saúde está no caminho certo para conquistar um modelo de negócio sustentável e rentável. Além disso, ela também pode funcionar como uma prova pública de qualidade e comprometimento da gestão. 

Porém, apesar de ser tão importante para a imagem e operação do hospital, conseguir uma dessas certificações de qualidade é difícil e exige planejamento. Entender como funcionam as acreditações e traçar uma estratégia clara são algumas das medidas necessárias para conquistar esse reconhecimento. 

Quer descobrir o que são as acreditações hospitalares e qual a importância dela para a sua instituição de saúde? Continue lendo e confira!

Qual a importância da acreditação hospitalar? 

Uma acreditação é um processo voluntário, em que o próprio hospital decide ser avaliado por organizações reconhecidas. Todo o processo tem um caráter muito mais educativo e funciona como medidor para identificar se a gestão do hospital está seguindo o caminho certo ou identificar os quesitos em que a gestão precisa melhorar para aumentar seus resultados. 

Mais do que apenas reconhecimento público, a acreditação hospitalar é uma ferramenta para instituições de saúde que buscam a melhoria contínua. Oferecer um serviço de qualidade, desenvolver uma gestão focada em alto desempenho e procurar maneiras de gerar mais resultados são passos fundamentais para que qualquer hospital ou clínica se destaque na área hoje. 

Essas medidas também podem garantir a estabilidade do hospital, sobretudo a longo prazo. Afinal, se a instituição está o tempo inteiro trabalhando para melhorar seus processos internos, a possibilidade de otimizar recursos, reduzir custos e até mesmo superar crises, são bem maiores. 

Quais são as principais acreditação hospitalar? 

Não existe apenas um tipo de acreditação hospitalar disponível, e é importante ter isso em mente. Entre as principais instituições oficiais que organizam essas acreditações, podemos citar a HIMSS e a Join Comission Internacional, 2 das associações internacionais mais famosas. 

Além delas, também temos a Organização Nacional de Acreditação (ONA). De acordo com a ONA, existem pelo menos 6 Instituições Acreditadoras autorizadas no Brasil, que possuem a permissão de realizar a auditoria e certificação. 

Mas, mesmo nesse cenário, podemos dividir os tipos de acreditação em 3 níveis. Confira: 

Nível 1

Quando um hospital recebe o nível de acreditação 1, quer dizer que ele já possui processos e políticas institucionais que buscam garantir a segurança de pacientes, funcionários e equipamentos. 

Esse nível de acreditação também abarca a segurança de processos de trabalho, a boa gestão de fluxo de atividades e até mesmo o cuidado com a estrutura física do hospital, de um modo geral. 

Nível 2 

Já no nível 2, o hospital já é considerado um "Acreditado Pleno". A certificação funciona para provar que a instituição já trabalha com eficiência de gestão e gestão integrada, que tem processos muito bem definidos e protocolos claros. 

Nível 3 

No nível 3, o hospital passa a ser conhecido como um "Acreditado com Excelência". Nesse nível, a instituição não só já aplica as condições de qualidade do Nível 1 e 2, como também possui processos claros de acompanhamento e análise de processos e resultados. 

Esse nível é concedido principalmente para os hospitais que já mostram desenvoltura em realizar auditorias internas precisas, que garantem a melhoria contínua da instituição. 

Como conseguir certificações hospitalares? 

Ainda que não exista um segredo absoluto sobre como conseguir uma acreditação hospitalar, alguns passos são importantes neste processo. Nos próximos tópicos, confira algumas ações que o seu hospital pode começar ainda hoje para conseguir uma certificação de qualidade. 

Realize um diagnóstico 

Identificar o cenário em que o hospital está inserido hoje é fundamental. Afinal, só é possível melhorar processos internos se há uma clareza sobre como eles funcionam ainda hoje. 

O ideal é que o hospital faça esse diagnóstico e identifique o tipo de acreditação que deseja obter. Estude a certificação e reconheça os pontos que precisam ser melhorados na gestão para conseguir uma avaliação positiva. 

Elabore um plano 

Mas você não pode parar apenas no diagnóstico. É essencial que após identificar as mudanças necessárias nos processos do hospital, você também trace um plano que garanta que todas as melhorias serão realizadas. 

O ideal é que esse plano possua metas claras, definindo um grupo de pessoas específico que será responsável por colocar em prática cada uma das etapas do planejamento.

Faça auditorias internas constantes

Realizar auditorias internas constantes é um dos caminhos para identificar se o planejamento está seguindo como o combinado. Além disso, essas auditorias são essenciais para que o hospital avance e conquiste os níveis mais altos de acreditação. 

Uma das maneiras mais eficientes de aplicar essas auditorias é por meio dos softwares de gestão hospitalar, como o SX Sigma. Com um software, auditorias são realizadas de forma automática, poupando tempo da equipe e evitando erro humano. 

Realize a auditoria no órgão certificador

A última etapa é, após sentir que o hospital está pronto para isso, procurar uma das Instituições Acreditadoras autorizadas pela ONA. É importante pesquisar cada uma das IACs e identificar aquela acreditação que mais vale a pena para o hospital.

Rua Evaristo da Veiga, 154 - 3º Andar, Porto Alegre - RS - (51) 3021-0055 - 90620-230
Infraestrutura Plantão 24 Horas
51 99239-6976 (VIVO)
51 99238-7010 (CLARO)
Suporte
51 99767-7602
Receber novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.