É comum associar que a gestão financeira hospitalar é algo extremamente complexo, diferentemente de outras empresas, mas a verdade é que os obstáculos são os mesmos, porém, quando se fala em faturamento hospitalar, existem certos elementos que costumam afetar diretamente sua consistência.

Então, no post de hoje, falaremos especificamente sobre a maturidade operacional estimulada, e como esse cenário é capaz de reduzir glosas e fomentar um faturamento no hospital positivo e abrangente à gestão. Nos acompanha? Boa leitura!

Como definir o faturamento hospitalar com precisão

Como todos sabemos, o dia a dia de uma instituição de saúde pode ser complexa em diferentes níveis. Isso faz com que haja uma necessidade maior de alinhamento entre profissionais, processos, fluxo de trabalho e direcionamento das informações.

Em suma, o faturamento representa uma fatia maciça do sucesso de um hospital. Esse setor coordenativo possui responsabilidades como:

1.     A coleta de distintas e importantes guias;

2.    O agrupamento de laudos;

3.    A reunião de informações e prontuários sobre exames e cirurgias;

4.    Além de ficar incumbido de analisar numerosas solicitações médicas;

5.    Auditorias e revisão de contas.

Quando bem executadas, tais ações como essas permitem ao setor organizar e registrar de forma aprimorada suas demandas, a fim de efetivar as cobranças adequadas e apresentar comprovantes assertivos do serviço prestado pela instituição.

É justamente dessa necessidade que surge a urgência de colocar em prática uma gestão de processos transformadora.

Afinal, a atuação do setor de faturamento hospitalar precisa estar em harmonia com a crescente necessidade por serviços médicos diferenciados e de qualidade à população.

Somado aos procedimentos desempenhados diariamente, outros fatores influenciam na taxa de obtenção de resultados, como é o caso de uma gestão de fornecedores e estoque inapta, ou seja, deve haver equilíbrio em todo o âmbito hospitalar para que os resultados surjam de forma natural.

3 passos para ampliar o faturamento no hospital

1 – A importância da integração das informações

O primeiro passo para ter uma melhor performance é através da integração das informações, e nos referimos a todos os departamentos.

Dessa forma, atividades como: controle de estoque, distintos convênios, taxas de internação, quesitos emergenciais e ambulatoriais, têm por obrigação se tornarem centralizadas ao faturamento. Separamos 3 maneiras de tornar sua gestão menos complexa!

Mantenha informações atualizadas e registre todas as origens de pagamento

Objetivando a redução acentuada das glosas hospitalares, é imprescindível realizar o cadastramento das fontes pagadoras, uma vez que o lançamento de serviços se torna eficiente.

Reduza a distância entre as demandas contábeis, de cobranças e de faturamento

Por contar com diferentes origens de pagamentos e de saída de recursos, um dos grandes percalços do faturamento hospitalar é a dispersão de dados, falta de organização e comunicação entre os departamentos.

Por isso, diminua a distância entre os setores de faturamento, cobranças e contabilidade, a fim de ter um procedimento mais centralizado e apto a lidar assertivamente com as informações.

Monitore cada resultado com uma análise clínica

Responda-nos: é possível impulsionar uma instituição de saúde ao sucesso, sem que suas práticas sejam mensuradas e analisadas? É bem provável que não, correto? Nesse sentido, sua gestão tem a responsabilidade de acompanhar cada indicador de desempenho hospitalar.

Por meio dessa estratégia é viável monitorar a saúde dos processos, identificar pontos de melhoria e, sobretudo, a margem para otimização operacional. Se quiser saber mais, temos um conteúdo bem interessante sobre indicadores que pode ajudar e muito!

2 – Entenda a influência das glosas hospitalares

Como deve saber bem, a presença das glosas hospitalares são indicativos de que algo não está fluindo como deveria. Isso porque é possível determinar a eficiência de uma gestão hospitalar apenas focando no seu índice de glosas atual.

As razões para seu surgimento estão associadas à constante recusa de repasse por parte dos planos de saúde de uma instituição. Estamos falando de diferentes possibilidades que acometem qualquer gestão, indiferente ao porte da empresa.

A melhor saída, além de incluir o fator tecnologia, é contar com uma equipe realmente capacitada que, aliada ao sistema de gestão hospitalar, se torna uma aliança passível de mudanças ao restabelecimento dos níveis de glosas.

3 – A tecnologia certa é indispensável para tornar o processo sólido

Diante tantos fatores incertos que acabam se aglomerando na carga de responsabilidade do setor financeiro hospitalar, é impraticável almejar o sucesso sem o auxílio da tecnologia, e nesse caso, um software de gestão financeira hospitalar.

“Certo, mas por que um sistema hospitalar é tão importante a ponto de ser indispensável?”. Bom, primeiramente, um software é capaz de unificar todos os dados que “tramitam” entre os departamentos e processos de um hospital.

Por si só essa qualidade já eleva a operacionalidade dos profissionais responsáveis pela faturação, pois simplifica o tratamento e desenvolvimento dos relatórios relacionados ao rendimento geral.

Além disso, muitas vezes os recursos de tecnologia da informação facilitam a mobilidade e o acesso às informações se torna instantâneo e aperfeiçoado. Podemos também, de forma resumida, dizer que o sistema certo traz vantagens como:

1.     Emissão completa de relatórios de faturamento;

2.    Agilidade no processamento e geração das faturas de cobrança;

3.    Capacita os profissionais a lidarem melhor com os níveis de glosas;

4.    Viabiliza o registro assertivo de cada operação financeira;

5.    Permite aos responsáveis identificar quais pontos estão gerando recorrentes glosas.

Saiba que isso é apenas uma fração do que a tecnologia ideal para sua instituição de saúde pode fazer pelo faturamento. Se busca se aprofundar ainda mais nesse tema, sugerimos que entre em contato com a equipe SALUX.

Temos certeza de que é possível te munir com o conhecimento que transforma a sua gestão, sem dúvidas. Afinal, se a informatização em saúde é uma necessidade, a SALUX é a melhor candidata para sanar as da sua empresa!

Rua Evaristo da Veiga, 154 - 3º Andar, Porto Alegre - RS - (51) 3021-0055 - 90620-230
Infraestrutura Plantão 24 Horas
51 99239-6976 (VIVO)
51 99238-7010 (CLARO)
Suporte
51 99767-7602
Receber novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.