Alcançar a eficiência na gestão hospitalar traz grandes desafios e depende de etapas bem definidas para melhorar os resultados do centro de saúde. Apesar de não ser um processo fácil, é indispensável e exige dedicação de toda a equipe para dar certo. 

Identificar os erros na gestão atual e propor melhorias para o futuro são apenas alguns dos passos que precisam ser seguidos por hospitais que desejam aumentar a sua eficiência. Alguns outros, porém, são tão importantes quanto e devem receber a mesma dedicação por parte da administração. 

Está procurando maneiras de melhorar a eficiência da gestão hospitalar? Continue lendo esse post e descubra as etapas necessárias.

Avalie a gestão atual 

O ponto de partida para qualquer melhoria sempre está na avaliação. Por isso, o primeiro passo na hora de propor soluções que aumentem a eficiência da gestão é, justamente, entender exatamente o contexto em que a administração está inserida e identificar as problemáticas e pontos positivos da mesma. 

Isso exige uma auditoria complexa e avaliação com a participação de toda a equipe. Nem sempre é possível realizar esse processo em todos os setores do hospital ao mesmo tempo, mas fazer avaliações contínuas pode ajudar a melhorar, pouco a pouco, a gestão.

Planeje os próximos passos 

Não adianta saber onde você está, onde quer chegar, e não ter um plano para tirar essas metas do papel. Tão importante quanto a auditoria é a definição de metas e de um plano de ação para os próximos meses e até mesmo anos. 

Nessa fase, já é possível definir prazos para tirar do papel as ações definidas, além de deixar claro quem será o profissional responsável por isso. 

Otimize processos 

A eficiência é a possibilidade de fazer mais usando menos recurso, tempo ou profissionais. Para isso, é crucial que a equipe identifique os processos dentro do hospital que podem ser otimizados. 

Às vezes, mudanças simples nos processos ou mesmo a retirada de burocracias pouco necessárias podem ajudar o trabalho a fluir mais rápido. Além disso, diversos aspectos que fazem parte do dia-a-dia em um hospital podem ser otimizados e ajudar na redução de custos. O uso desenfreado de papel e copos plásticos, por exemplo, pode ser substituídos por soluções tão eficientes quanto e que garantam economia. 

Aposte em soluções tecnológicas 

Soluções tecnológicas podem ser um bom caminho para enxugar processos e aumentar a eficiência da equipe e gestão hospitalar. Procurar ferramentas completas, que supram as principais necessidades da gestão do hospital, é importante para que essa etapa traga bons resultados. 

Escolher um bom sistema de gestão hospitalar pode ser o caminho para agilizar o atendimento ao paciente e melhorar os resultados de toda a equipe. Além disso, softwares do tipo também desempenham um papel importante na hora de fazer a gestão de todo o fluxo de exames, fila de atendimento, agendamentos e muito mais. 

Avalie resultados e feedbacks 

Os feedbacks são o caminho para o crescimento e isso é ainda mais importante para as clínicas e hospitais. Saber ouvir os elogios e reclamações de pacientes, e até mesmo dos profissionais que atuam no hospital, é uma maneira de identificar processos que podem ser melhorados. 

O ideal é que essa etapa se torne parte da rotina do hospital. Inclusive, esses feedbacks podem ajudar na etapa de planejamento, garantindo uma gestão focada em resultados e crescimento. 

Está pronto para melhorar a eficiência da sua gestão hospitalar através dessas dicas? Se gostou, nos acompanhe através das redes sociais e receba mais informações sobre gestão hospitalar.

Rua Furriel Luiz Antônio de Vagas, 380 | Bela Vista | Porto Alegre - RS - (51) 3021-0055 - 90470-130
Infraestrutura Plantão 24 Horas
51 99239-6976 (VIVO)
51 99238-7010 (CLARO)
Suporte
51 99767-7602
Receber novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.