Dizer que o software hospitalar é indispensável para as instituições beira a redundância, já seus recursos otimizam os processos e projetam resultados melhores no atendimento e serviço.

Porém, é fundamental abordarmos seu procedimento de implantação, pois esse elemento sim deixa os gestores com dúvidas. E não é para menos, já que há incontáveis fatores que contribuem para a aderência e usabilidade ideais.

Pensando nisso, a SALUX resolveu falar mais sobre os desafios inerentes à tomada de decisão ao investir no software integrado de gestão hospitalar. Portanto, recomendamos a leitura que certamente contribui para o crescimento do seu hospital!

Implantar um software hospitalar vale o investimento?

Além de valer o investimento, é a única alternativa tangível para ter mais padronização e organização operacional, dois fatores que impactam diretamente na qualidade e eficiência do atendimento hospitalar.

Nesse sentido, começamos com um dado que aponta o caminho traçado pelo Brasil nos últimos meses, além de evidenciar como 2021 será imprescindível para a evolução da digitalização nas organizações.

Então, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o Brasil ocupa a 9ª posição em representatividade de mercado quando falamos em softwares e serviços de TI, considerando um ranking global.

Contudo, cerca de 25% de todo o investimento contabilizado nesse estudo – realizado em parceria com a International Data Corporation (IDC), é direcionado atualmente aos sistemas de gestão integrada (ERP).

Dessa forma, a aquisição do ERP cresce a cada dia, mas é no setor da saúde que a tecnologia oferece grandes transformações. Afinal, é possível conquistar:

  • Melhorias no atendimento aos pacientes.
  • Redução de custos de operação hospitalar.
  • Maior inteligência clínica.
  • Controle eficiente de estoque.
  • Ganhos em produtividade.
  • Ampla satisfação dos pacientes e muito mais!

Vencendo os desafios da implantação do software hospitalar

Existem desafios na hora de trazer uma solução para os procedimentos de um hospital que todo gestor deve considerar, a fim de maximizar a aderência aos recursos do sistema.

Abaixo reunimos 4 elementos que você precisa considerar ao implantar um software para gestão hospitalar.

Estabeleça quais processos serão integrados

O primeiro passo é identificar entre as demandas da instituição, aqueles processos passíveis de serem integrados à nova solução hospitalar.

Dessa forma, a alternativa é atuar juntamente ao potencial fornecedor, criando um mapeamento dos procedimentos e processos internos.

Com isso se torna viável compreender como a migração deve ser feita, para que a integração aconteça de forma orgânica, agilizada e eficiente. O resultado dessa etapa é o ganho com atualização constante das informações e cruzamento de dados reais.

Certifique-se de que o software é realmente flexível

Um dos principais desafios é, de fato, encontrar o software suficientemente flexível para acomodar as demandas da empresa. A alta flexibilidade garante que as necessidades do hospital sejam sanadas de forma facilitada.

Diante disso, avalie os recursos do software e desempenhe testes práticos para estabelecer o nível de adaptabilidade à realidade do hospital. É nessa etapa que você conhecerá o potencial do sistema para escalabilidade.

Aqui na SALUX, por exemplo, oferecemos soluções modulares e flexíveis que aderem facilmente à sua organização. Consideramos inicialmente os gargalos e processos e, somente depois disso, é que indicamos a solução mais flexível para uma demanda específica.

Compreenda a fundo o alcance das funcionalidades da solução

De nada adianta um software organizar o processo de atendimento, mas não oferecer bons recursos para o assistencial ou ao estoque. É muito comum na área da saúde ocorrer um desequilíbrio entre os setores.

Justamente por isso que o software hospitalar deve ser altamente balanceado, para que a viabilidade do recurso de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), por exemplo, tenha a mesma qualidade que o módulo de controle de insumos.

Por conseguinte, a instituição maximiza a usabilidade das funcionalidades, oferecendo assim um atendimento de qualidade e um serviço que faz a diferença para o paciente.

A Equipe SALUX, sempre que implanta um software em uma nova instituição, realiza um acompanhamento próximo para determinar a aderência e identificar possíveis pontos de melhoria.

Esse “ajuste fino” assegura ao hospital que, ao final do processo de implantação, os gestores e demais profissionais estejam capacitados a extrair o máximo da ferramenta.

Traga as equipes a bordo das próximas etapas

Chegamos no elemento que mais desafia a gestão hospitalar, ou seja, a capacitação profissional para usufruir dos novos recursos.

Apesar de ser uma mudança para melhor, migrar ou implantar para um novo software impacta na forma como as atividades são realizadas usualmente. É inegável que será fundamental trazer todos a bordo do novo planejamento.

A resistência a mudanças deve ser substituída pelo aprendizado diário sobre os novos processos. Por conta disso, o treinamento prático é a melhor estratégia para alinhar profissionais, demandas e recursos.

Saiba escolher o software de gestão hospitalar ideal para sua instituição

Deixamos o processo de escolha para o final, pois temos uma dica infalível para ajudar você na busca pela solução certa.

Entre as inúmeras pesquisas de mercado, variação de valores, transparência dos recursos e quantidade de softwares hospitalares disponíveis, há um aspecto que pode nortear melhor sua decisão.

O fornecedor da tecnologia que irá orquestrar seu atendimento aos pacientes, deve ser o maior conhecedor possível da realidade da sua instituição.

Estamos falando da expertise em caminhar juntamente com o hospital na busca pelo gerenciamento de excelência.

Saiba que a SALUX possui experiência de sobra, pois já contribuiu para o sucesso de inúmeras organizações, de diferentes portes e com necessidades específicas.

Dessa maneira, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre nosso software hospitalar, pois temos certeza de que nenhum desafio é grande demais que não possa ser solucionado pela nossa tecnologia.

Esperamos ter mostrado dicas que possam ajudar você a tomar a melhor decisão em prol do seu hospital. Acesse para saber mais!

Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas, 380 | Bela Vista | Porto Alegre - RS - (51) 3021-0055 - 90470-130
Infraestrutura Plantão 24 Horas
51 99239-6976
Suporte
51 99767-7602
Receber novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.