A crise provocada pelo coronavírus (covid-19) tem assustado os hospitais do país e estimulado cenários bastante adversos, nos quais o setor privado sofre com evasões de atendimentos eletivos, e o setor público, apesar de receber recursos, observa superlotação e urgência de estruturação na UTI e Pronto Socorro. 

O excesso de pacientes e mesmo um posicionamento negativo frente à epidemia pode provocar problemas irreversíveis para a imagem do hospital. 

Mas, afinal, como lidar com essas questões e traçar uma gestão de crise hospitalar eficiente? Acompanhe o artigo e confira 5 das dicas mais importantes para aplicar neste momento. 

1. Tenha uma estratégia de comunicação 

Comunicar os procedimentos que o hospital está realizando para tornar todo o ambiente mais seguro é fundamental. E mais: use postagens nas redes sociais para informar exatamente o que está funcionando dentro do hospital e quais os horários de atendimento. 

A forma como a instituição de saúde vai informar isso tudo para o público é que fará toda a diferença. Mostre, sobretudo, preocupação com o bem-estar dos pacientes e da equipe médica, mostrando as ações que estão sendo tomadas para a redução de riscos de contágio dentro do hospital. 

Esse também pode ser o momento de fazer postagens educativas, mostrando ao público como se portar nesse momento de crise. Gerar conteúdo de valor é uma maneira de ser lembrada de forma positiva pelo público, contribuindo com a imagem do hospital a longo prazo. 

2. Conte com a equipe na gestão de crise 

Nesse momento, é comum que muitas empresas e instituições de saúde, principalmente clínicas, optem por demitir parte dos funcionários. Apesar dessa opção parecer ser a mais fácil, uma gestão de crise hospitalar eficiente busca manter a equipe unida e conta com o apoio dos profissionais. 

O clima de demissão sobrecarrega os outros colaboradores e pode alimentar um clima de tensão extremamente prejudicial ao trabalho. Se for necessário reduzir custos com pessoal, opte por soluções menos drásticas, como oferecer licenças e férias coletivas para parte da equipe. 

3. Crie procedimentos internos claros

Uma das principais consequências do coronavírus nas instituições de saúde é a lotação de leitos e alto contágio, incluindo para a equipe médica. É importante que antes de chegar nesse patamar, o hospital implante uma série de procedimentos que devem ser seguidos por toda a equipe. 

Ter protocolos claros de atendimento é um dos pontos que devem ser avaliados com cuidado pelo hospital. Intensificar a rotina de limpeza e providenciar desde já todo o material necessário para o atendimento, também são pontos importantes. 

Agora, é preciso entender que, caso a crise atinja o hospital, é possível que a equipe precise lidar com a falta de materiais e alta lotação. Oferecer treinamentos e orientar a equipe são algumas das medidas que podem ser tomadas para evitar o desespero e ajudar os profissionais a lidar com o fato da melhor maneira possível. 

4. Realoque investimentos financeiros  

Antes da crise surgir, muitos hospitais possuíam planos de investimentos e expansão. Nesse momento, todos eles precisam ser realocados de maneira que auxiliem a lidar com a gestão de crise hospitalar. 

Isso significa adiar certos investimentos e direcioná-los para a compra de materiais necessários, por exemplo, ou até mesmo para adquirir tecnologias que agilizem o atendimento, como o uso de softwares de gestão em saúde. 

5. Use software com indicadores para acompanhar o Covid-19 no hospital

Nesse momento de crise provocada pela Covid-19, uma estratégia para reduzir os impactos negativos da doença no hospital e aumentar o controle da instituição é o uso de softwares com indicadores on-line. 

Através do sistema, é possível acompanhar todos os casos de Covid-19 no hospital, assim como gerenciar o nível de gravidade do paciente e notificar em caso de agravamento.

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