Nos últimos anos, a gestão de processos hospitalares se tornou ainda mais importante para os centros de saúde. A crise econômica trouxe prejuízos maiores do que se imaginava, tornando o crescimento na área lento nos últimos anos.

De acordo com dados Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), um sinal desse recuo está no número de brasileiros atendidos através de planos de saúde privados. Desde 2015, o número de beneficiários de planos privados diminuiu pelo menos 3,1%, o que influencia também no rendimento dos centros médicos que atendem esses pacientes. 

Além disso, outro dado preocupante indica que o investimento público na saúde está muito abaixo do que deveria, principalmente quando comparado com dados de países desenvolvidos. De acordo com relatório do Tesouro Nacional, em 2015 o Brasil investiu o equivalente a 3,8% do PIB na saúde pública, enquanto esse número chega a 6,8% nos países desenvolvidos. 

Porém, há maneiras de reverter esse quadro e melhorar os rendimentos dos hospitais e clínicas a curto e longo prazo. Quer entender como o uso da tecnologia na gestão de processos hospitalares pode ajudar centros de saúde a crescer? Continue lendo e confira!

Gestão de processos: o hospital precisa mesmo disso? 

Fazer a gestão de cada processo hospitalar é crucial para um crescimento estratégico e de alto resultado. É através dessa gestão que a administração consegue definir rotinas de trabalho, identificar problemas de cada setor e propor estratégias para melhorar o rendimento. 

Mas uma boa gestão vai além disso. A verdade é que o coração da gestão de processos dentro de hospitais está na possibilidade do administrador acompanhar de perto cada etapa de trabalho desenvolvida no centro de saúde. 

Ter uma visão tão ampla do hospital garante que a gestão mantenha controle sobre a qualidade do trabalho e identifique maneiras de manter tudo funcionando de acordo com os padrões estabelecidos. A tecnologia é uma grande aliada na hora de conquistar essa eficiência e pode ser um dos segredos para que o estabelecimento conquiste acreditações nacionais e internacionais. 

No próximo tópico, entenda porquê a tecnologia anda junto de uma boa gestão de processos em hospitais e como ela pode ajudar centros de saúde a aumentarem a eficiência.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de processos hospitalares? 

A tecnologia oferece algumas das ferramentas mais importantes para o gerenciamento de processos hospitalares, otimizando os resultados de todos os setores. Isso se torna ainda mais importante quando o hospital conta com um sistema especializado nas necessidades dos centros de saúde, com soluções específicas para elas. 

É através da tecnologia que você tem acesso não só à ferramentas que agilizam processos burocráticos, como a gestão de agendamentos de consultas e fila de pacientes, por exemplo. Boas ferramentas também oferecem praticidade para a equipe médica e garante um acesso facilitado a dados e informações relacionadas aos exames e diagnósticos do paciente dentro do hospital. 

Logo abaixo, confira algumas das outras vantagens de apostar na tecnologia na gestão de processos. 

Agiliza processos 

Agilizar processos, inclusive atendimento, é um dos grandes benefícios do uso da tecnologia na gestão hospitalar. Os sistemas de gestão em saúde oferecem ferramentas de agendamento inteligente, classificação de risco de pacientes e prontuário eletrônico, garantindo muito mais agilidade em todos os processos do hospital.

Mensura resultados 

Se você ainda não mensura resultados, dificilmente fará uma gestão de processos eficientes, principalmente dentro de um ambiente hospitalar. E não adianta olhar apenas para dados isolados do hospital, como quantidade de pacientes atendidos ou rendimento. Esse é o básico e não guiará muito de próximas decisões. 

Por outro lado, um sistema de gestão em saúde eficiente garante para você um cruzamento de dados detalhados sobre todos os pontos e processos realizados dentro do hospital. Durante esse processo, dados como o uso de leitos, até o tempo de espera, satisfação dos pacientes e muito mais. 

Tudo isso entregue para você através de relatórios completos, que dão insights importantes na hora de guiar os próximos passos do centro de saúde.  

Agiliza os diagnósticos 

E se a sua equipe médica contasse com a ajuda de uma inteligência artificial durante os diagnósticos? Pode parecer coisa de ficção científica, mas essa é uma das possibilidades que a tecnologia trouxe para dentro dos centros de saúde, aumentando a eficácia de toda a equipe e evitando atrasos no diagnóstico de doenças graves.

E esse é só o começo. Um sistema de gestão em saúde completo oferece muitas outras funcionalidades que podem fazer toda a diferença na gestão de um hospital. Está pronto para ver essa transformação no seu centro de saúde? 

Se você gostou das dicas e quer entender melhor o papel da tecnologia na gestão de processos hospitalares, e como torná-los mais eficientes, aproveite para nos acompanhar através das redes sociais. Lá, você terá acesso a mais informações e dicas importantes sobre gestão em saúde e otimização de processos hospitalares.

Rua Furriel Luiz Antônio de Vagas, 380 | Bela Vista | Porto Alegre - RS - (51) 3021-0055 - 90470-130
Infraestrutura Plantão 24 Horas
51 99239-6976 (VIVO)
51 99238-7010 (CLARO)
Suporte
51 99767-7602
Receber novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.