A alternância entre o ambiente físico e digital ainda se mostra um desafio a ser vencido pelas unidades de saúde, como clínicas, por exemplo, que tiveram que se adaptar ao modelo de consulta online, também conhecido como Telemedicina.

Embora pareça algo trivial, a verdade é que muitos profissionais não extraem os resultados esperados, e isso pode impactar diretamente nos resultados de uma consulta, na prescrição dos medicamentos e até mesmo na recomendação de exames, reduzindo a produtividade.

Então, nós da SALUX reunimos 4 práticas que favorecem o bom o atendimento remoto, garantindo uma comunicação assertiva com os pacientes. Se você é médico ou se os profissionais da sua unidade estão com dificuldades, essa leitura é recomendada!

O que considerar na hora de programar as teleconsultas?

Muitos profissionais acabam não se preparando adequadamente por darem como garantida a consulta, uma vez que supostamente há mais facilidade nesse ambiente.

Contudo, é fundamental entender que, diferentemente da consulta tradicional, as exigências com a telemedicina envolvem ações que fogem ao cotidiano do profissional. Por exemplo, imagine seu paciente que está há dias com uma consulta importante marcada e quando finalmente chega o dia, a internet do consultório falha.

Portanto, esse é o momento de alinhar soluções integráveis à plataforma principal da unidade, a fim de ter ampla conectividade, qualidade de imagem e som, estimulando o atendimento efetivo.

Outro fator pouco relevado é que a consulta online não implica apenas em ônus advindo da pandemia, mas também traz bônus aos negócios que sabem aproveitar essa oportunidade para estender os serviços oferecidos. Por isso, podemos listar 5 vantagens dessa modalidade de medicina, veja:

1.     Favorece a ampliação da acessibilidade à saúde, uma vez que o médico pode chegar a qualquer lugar com a mobilidade;

2.     Garantia total de eficiência, pois há preparação do profissional alinhado aos processos de praxe;

3.     Potencial redução nos custos relacionados ao deslocamento, acomodação, alimentação, entre outros, tanto aos profissionais quanto aos pacientes;

4.     A segurança das informações é preservada, pois as plataformas com alta tecnologia possuem criptografias que protegem dados sensíveis;

5.     Agrega centralização dos principais dados em prontuários eletrônicos baseados na nuvem.

Consulta online: 4 práticas para atender bem e ter bons resultados

Separamos 4 práticas que podem trazer melhorias ao seu dia a dia. Afinal, ainda não podemos afirmar quando tudo isso passará, mas a verdade absoluta é que a medicina, o diagnóstico e tratamento não podem parar!

1 – Quais passos tomar antes mesmo de consultar?

O profissional deve focar na preparação do ambiente, a fim de que se pareça ao máximo com um consultório. Isso porque se trata de um relacionamento menos formal e caso o médico falhe ao captar a plena atenção do paciente, certamente sua compreensão pode ser prejudicada.

Um dos pontos mais difíceis de controlar é a limitação física, que pode trazer certo distanciamento entre médico e paciente. Nesse caso, preze pelo desenvolvimento da comunicação empática, clara, pausada e confortável ao paciente.

2 – A consulta em andamento exige certa postura e preparo

Momentos antes de iniciar de fato a consulta, localize e prepare o prontuário eletrônico do paciente. Isso irá gerar uma economia de tempo na busca pelo documento, além de trazer mais dinamismo na hora de examinar suas necessidades.

Quando se está em consulta presencial, o ambiente por si só traz aquela sensação de segurança que qualquer consultório preparado transparece. Porém, no ambiente digital isso tem que ser compensado com uma conversa olho no olho, próxima, para que ambos se sintam confortáveis com a nova interação.

Aqui vale apontar a importância das ferramentas de comunicação em sintonia com o sistema central do consultório. Afinal, tal incompatibilidade pode gerar falhas operacionais e atrasos, que prejudicam as próximas consultas e faz com que o diagnóstico não seja tão apurado.

3 – Os processos pós-consulta precisam de rigor

Ao término da consulta, evite finalizar de maneira “brusca”, já se direcionando ao próximo cliente. Traga consigo o hábito de passar e buscar um feedback geral do que foi conversado, repasse novamente as orientações, ou seja, certifique-se de que não sobrou espaço para dúvidas, pois o paciente precisa dessa segurança.

Um método eficiente para agilizar essa ação é criar um pequeno checklist com os principais pontos abordados, indicando aqueles que merecem mais foco do paciente.

Vale também repassar à sua equipe interna quais informações deve direcionar ao paciente na pós-consulta, seja uma confirmação de medicamento, confirmação de retorno, agendamento de exames, isto é, dê continuidade como se a consulta tivesse acontecido ali no próprio consultório.

4 – Invista em tecnologia para melhorar o assistencial da unidade

A saúde digital cresceu exponencialmente nos últimos meses em detrimento de constantes gargalos impostos pela crise. Sendo assim, por mais que a telemedicina seja algo passageiro para muitos, ainda é a realidade.

Se por um lado a transformação digital foi desempenhada às pressas, por outro possibilitou que muitos gestores, médicos, líderes e demais envolvidos abrissem os olhos para essa necessidade gritante, seja para unidades particulares ou públicas.

E quando falamos em trazer a tecnologia para o cerne operacional de uma instituição, unidade ou consultório, nos referimos ao software de gestão em saúde. Esse é o eixo que integra os processos e ações, visando total integração e margem para o sucesso.

E no contexto da teleconsulta, certamente é um item indispensável para qualquer profissional tirar de letra esse passageiro, mas persistente cenário adverso.

Deixamos aqui um convite. A SALUX tem as ferramentas, sistemas e soluções ideais para atender cada demanda da sua organização, tanto de forma ampla quanto individual. Venha conhecer as nossas propostas e veja como ter resultados expressivos, te aguardamos e até a próxima!

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